Oque é o Kudo
Kudo é um esporte misto de Budo que compreende socos, chutes, projeções e quedas e técnicas de finalização de contato total no solo.
Kudo não é apenas uma luta mista com ênfase no lado competitivo.
É um esporte para toda a vida, sistema de educação de jovens, método de autodefesa e manutenção da saúde de adultos.
Juntamente com estes elementos sublinha o “Reigi” ou respeito e etiqueta na sua tradição de Budo que se originou no Japão.
Neste sentido é um “Budo Moderno” que já se espalhou por mais de 50 países ao redor do mundo.
Os Campeonatos Mundiais são realizados uma vez a cada quatro anos e, a partir de 2023, o 6º Campeonato Mundial, o 3º Campeonato Mundial Júnior foi realizado.
O que significa kudo
Um dos propósitos das artes marciais, especialmente do BUDO (Judo, Karate-do, Kendo, Aikido, “Kudo” e assim por diante) é treinar a mente e o corpo para se tornarem fortes e utilizarem essa força para a melhoria da nossa comunidade. Como é bem sabido, a palavra “fazer” no Budo significa “um modo de vida”. Também é um método útil de cultivar os jovens que contribuirão para a sociedade nos momentos e acontecimentos difíceis de suas vidas. Hoje em dia, a educação para os jovens no mundo está à beira da decadência. O Budo é, ousamos dizer, uma “ferramenta” vital para discipliná-los e um guia até em nós mesmos. Portanto, temos que evitar ser mal compreendidos sobre o valor do “Budo” devido à má impressão que meras artes marciais podem dar às pessoas como “violência sem filosofia”. Escolhendo esta palavra filosófica “KU” como nosso lema/ideia, chamamos isso de Budo, “KUDO”
“空”(KŪ) significa três importantes conceitos filosóficos.
無常観 (Mujou kan)
“Transiência”
Uma visão da vida/mundo como algo transitório e vazio. Em outras palavras, qualquer coisa que tenha uma forma algum dia será esmagada ou alterada em sua forma. (Portanto não é bom ficarmos apegados ou obcecados pelas coisas)
相互依存 (Sougo izon)
“Interdependência”
Todas as coisas existem apenas porque dependem umas das outras (portanto, não se deve ser hipócrita ou presunçoso). Com a ideia acima, siga a terceira.
不偏不党 (Huhen Huto)
“Mente aberta, imparcialidade, liberalismo”
Podemos ganhar todas as coisas se tentarmos fazê-lo sinceramente, mas para sermos livres, nunca devemos persistir com elas, mesmo nos assuntos do dia a dia, separando-nos do preconceito, preconceito e assim por diante . Esta perspectiva pode ser expressa como “Mente Aberta (termo original do Fundador Azuma)”. Mas nunca significa o caminho do “egocêntrico”, “egoísta”, mas sim “mente aberta com generosidade”, “coração humilde em crença robusta”. Portanto, para quem escolhe o “Kudo” como Budo da nossa vida, deve pensar muito nestas três palavras. Isto é, quando nos deparamos com várias dificuldades, devemos enfrentá-las de forma positiva e nunca fugir delas sem desafio, a fim de obter a verdade última e mais elevada.
Azuma Takashi
O Kudo nasceu e desenvolveu-se a partir do Kakuto Karate-Do, fundado oficialmente em 1981 por Jukucho Azuma Takashi. Kudo foi projetado por Jukucho Azuma Takashi e integra vários estilos de artes marciais em um único. Esta modalidade proporciona uma gama maior de opções para o praticante, que se torna capaz de agir de maneira eficaz diante de seu oponente, uma vez que o Kudo maximiza as habilidades treinadas.
Treinar esta modalidade permite ao indivíduo compreender as vantagens de usar diferentes estilos de lutas para a sua melhor habilidade. Encoraja a construção da autoconfiança sem arrogância.
Jukucho Azuma Takashi também estabeleceu a sede mundial do Kudo Daido Juku em 1981. Com isso, o Kudo Daido Juku foi qualificado, por uma comissão avaliadora no Japão, como uma arte marcial japonesa OFICIAL enquadrada nos sagrados princípios do Budo em 2001.
A KIF (Federação Internacional de Kudo) tem filiais em mais de 100 localidades no Japão e em mais de 50 países em todo o mundo, sendo que este número cresce a cada ano.
O fundador do Kudo, Azuma Takashi, nasceu em 22 de maio de 1949, em Kesennuma, Japão. Após terminar a escola, foi recrutado para a Força de Defesa Nacional Japonesa. Ele estudou filosofia e se tornou um estudante na escola de Kyokushin Karatê. Em 1981, Takashi criou o Daido Juku Karate-do, conhecido como Karatê Furioso no Japão. No Brasil, o Kudo é representado pelo sensei Carlos Torres, que viaja ao Japão periodicamente para treinar e se graduar. sensei Carlos Torres se graduou até o 4 dan diretamente com seu mestre Azuma Takashi. Infelizmente Azuma Takashi veio a falecer em abril de 2021, deixando seu legado para toda a comunidade marcial.
Foi nomeado então como novo jukucho da Daido Juku Osada Kenichi, um dos melhores lutadores da década de 90, no qual lutou em varias regras e competições como: Kyokushin, Muai Thay, Kudo e Kickboxing.
Kenichi Osada nasceu em 18 de maio de 1964, na cidade de Iwanuma, prefeitura de Miyagi. 7 dan de kudo.árbitro classe S da K.I.F. Chefe de filial Oeste de Sendai. Graduado pela Sendai Minami High School, Graduado pela faculdade de economia da universidade. Principais conquistas: 1984,1987,1989, Flag All Japan Weight Class Championship Campeão dos pesos pesados. 1985, 1986, 1989, 1992 Flag All Japan Open Championship. Também conhecido como HITMAM por ter levado seus adversarios ao tatame um após o outro, tendo um indíce altissimo de KO.
Através da busca da aprendizagem do Kudo, desenvolvemos grande força física e mental.
Para nos educar e com inteligência Viver com generosidade e humildade.
Refinando nossa personalidade para nos tornarmos membros colaboradores da sociedade.
Academia Daido Juku
Av, Pernambuco, 566. Bairro: Navegantes. Porto Alegre/RS.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.